Autor: Undime
Data: 5/1/2009
Ao todo, o Brasil tem 2.517 escolas indígenas, espalhadas por 24 estados brasileiros. A I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – CONEEI vai abordar temas de suma importância para a melhoria da qualidade da educação escolar indígena, com um modelo de educação que atendas as suas especificidades.
O principal tema da conferência, que vai ocorrer entre 21 e 25 de setembro de 2009, será a Gestão Territorial e Afirmação Cultural, e divide-se em cinco eixos temáticos: educação e territorialidade, políticas pedagógicas da escola, ciência pedagógica e a pedagogia indígena, gestão e financiamento da educação, participação e controle social e diretrizes para a educação escolar indígena.
Para o Ministro da Educação, Fernando Haddad, a educação escolar indígena é uma questão urgente e essa conferência deve apontar diretrizes para uma política que atenda às suas especificidades. Segundo Haddad, é a primeira vez que todo o país vai discutir a questão e que, apesar da iniciativa vir somente 20 anos após a Constituição de 1988, esse é o primeiro passo para a melhoria do ensino.
Como realizar a conferência
As etapas municipais da conferência, que antecedem a etapa nacional, devem ocorrer até o dia 19 de abril de 2009. Para participar é muito fácil: É só preencher a última página do Documento Orientador da conferência, fazendo um resumo do que foi discutido pela comunidade escolar, e enviar ao Ministério da Educação, no seguinte endereço: Comissão Organizadora da I Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena – CGEEI, SGAS 607, Lote 50, Edifício CNE, CGEEI - Sala 209 – Brasília-DF CEP 70200-670 ou para um dos correios eletrônicos: connei@mec.gov.br e Jose.aquino@mec.gov.br.
Maiores informações: (61)2104-6232
Relatórios das conferências já realizadas:
Notícias relacionadas:
Conferência em São Gabriel da Cachoeira
Fonte: UNDIME
Nenhum comentário:
Postar um comentário