A logomarca
"As Palomas", de Pablo Picasso, inspira criadores do selo oficial brasileiro das comemorações dos 60 anos da Declaração Universal
"A criação da logomarca foi inspirada na obra "As Palomas" de Pablo Picasso. Tem uma tipologia solta, gestual, e um traçado quase artesanal procura reforçar a leveza do vôo da pomba e o gestual da mão humana em um único símbolo gráfico", explica Pedro Henrique Garcia, um dos diretores de arte responsáveis pelo selo.
"As Palomas" , criada durante o Movimento pela Paz, em Paris no pós-guerra em 1949, deu início a uma série de imagens inspiradas nas mãos formando pombas, consolidando um marco ao estabelecer essa iconografia para simbolizar a paz.
O trabalho de criação é de Garcia em parceria com Márcio Carvalho, ambos da agência Matisse. "A idéia foi criar um único símbolo gráfico unindo a pomba, símbolo universal da paz, com asas abertas representando a liberdade, e o desenho da mão estendida, símbolo de solidariedade e trabalho", afirma Garcia. Segundo ele, as cores azul e verde foram usadas para transmitirem serenidade.
O artista, como cidadão, avalia que a "Declaração dos Direitos Humanos" representa uma das grandes conquistas de nossa história e, como tal deve ser não apenas celebrada, mas reconquistada todos os dias por meio do trabalho e das atitudes.
O lema principal para a campanha dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos é "Iguais na diferença", slogan do selo que reforça o objetivo da Declaração dos Direitos Humanos como o dever de garantir a dignidade e a justiça em escala universal à toda diversidade da raça humana.
Fonte: SEDH-MA grupos.com.br
O logotipo
O logotipo da comemoração dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH60) simboliza a campanha que se realiza para comemorar essa data e representa uma figura humana em pé com os braços abertos. O símbolo, amarelo e vermelho, representa a libertação e a igualdade. O amarelo simboliza a paz e a ternura. O símbolo aparece sobre um bloco sólido, que representa os pilares dos direitos humanos. A cor vermelha do bloco reforça a imagem dos direitos humanos como a pedra inaugural e patrimônio comum da humanidade.
O logotipo da DUDH60 está disponível em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. Será utilizado durante o período de comemoração do aniversário da DUDH, de 10 de dezembro de 2007 a 10 de dezembro de 2008.
O lema
“Dignidade e justiça para todos”
No logotipo DUDH60 figuram as palavras que sintetizam a promessa da Declaração: “Dignidade e justiça para todos”. Reforça-se a visão da Declaração Universal dos Direitos Humanos como primeiro reconhecimento internacional de que os direitos e as liberdades fundamentais são inalienáveis e inerentes a todos os seres humanos, que todos nascem livres e iguais. A frase também serve de chamamento á união, pois a promessa da dignidade e justiça está muito distante de ser uma realidade para todos. A Declaração é um documento vivo, que tem importância não só em momentos de conflito e em sociedades que sofrem repressão, como também aborda a injustiça social e a busca da dignidade humana em tempos de paz nas democracias estabelecidas. A não discriminação, a igualdade e a equidade – componentes chaves da justiça – constituem o fundamento da Declaração Universal dos Direitos Humanos. E independentemente do lugar onde se viva, da condição social, da fé que pratique ou das opiniões políticas que professe, a todos correspondem os direitos humanos da Declaração, em qualquer lugar e em todo momento.
Dia dos Direitos Humanos
A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada em 10 de dezembro de 1948. Desde então, nesta data comemora-se o Dia dos Direitos Humanos em todo o mundo. O Alto Comissariado dos Direitos Humanos, principal encarregado da promoção dos direitos humanos no âmbito das Nações Unidas desempenha o papel de coordenação das atividades que se realizam para a celebração anual do Dia dos Direitos Humanos.
Fonte: Programa Escolas Associadas UNESCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário