Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Oficina DHESCAS no FSM 2009

MONITORAMENTO DOS DIREITOS HUMANOS É TEMA DE OFICINA NO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL


Propiciar intercâmbio entre diferentes experiências de monitoramento dos DhESCA considerando os compromissos assumidos pelos governos junto a OEA e a ONU e socializar agenda de ações e iniciativas das redes e organizações com interesse e experiência com o monitoramento são os objetivos da Oficina sobre monitoramento em DhESCA que será realizada no próximo dia 30 de janeiro, a partir das 08.30 horas, na UFPA Básico – Sala E5, durante o Fórum Social Mundial em Belém.Nessa ocasião, várias experiências de monitoramento sobre o respeito e a implantação dos direitos humanos serão apresentadas, tanto no plano nacional como internacional, explicitando os avanços obtidos e os limites desse tipo de trabalho. Após as apresentações, será realizado um debate com o intuito de sistematizar as questões comuns e definir encaminhamentos para uma agenda mínima de diálogo e trabalho parceiro.A Oficina é uma iniciativa das seguintes organizações e redes: Fórum Ecumênico, FIAN Brasil, Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Plataforma Dhesc Brasil, MNDH, Fórum Ecumênico e GAJOP.

Programação:

A importância e os desafios de fazer monitoramento sobre os DHESC hoje. Camilo Castelanos / Piddh – Capitulo Colômbia
A experiência do Projeto de Monitoramento em Direitos Humanos no Brasil, coordenado pelo MNDH, PAD, Plataforma DhESCA Brasil e Parceiros de Misereor. Enéias da Rosa (Secretaria Projeto Monitoramento em DH no Brasil/FIAN)
A experiência do Monitoramento das Recomendações dos Mecanismos da ONU. Luis Emmanuel Barbosa da Cunha (GAJOP)
A experiência do Monitoramento da Convenção da ONU sobre Crianças e Adolescentes. Djalma Costa ou Claudio Augusto (ANCED)
Debate e sistematização das questões comuns e encaminhamentos para uma agenda mínima de diálogo e trabalho parceiro. Maria Elena Rodriguez (FASE)

Oficina “Monitoramento dos DhESCA”

Data: dia 30.01.2009

Local: UFPA Básico – Sala E5

Duração: 03 horas – Horário 09:00hs -12:00hs

Contatos:

Luis Emmanuel Barbosa da Cunha (GAJOP): (81) 9421 5241

Enéias da Rosa (FIAN): (62)81410102

Maria Elena (FASE): (21)88145049


Fonte: GAJOP

Nenhum comentário: