Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

domingo, 25 de janeiro de 2009

Justiciabilidade no FSM 2009

Oficina sobre Justiciabilidade com Boaventura de Sousa Santos no FSM

Dia: 28 de janeiro (quarta-feira)

Local: UFPA Profissional, Pavilhão Ap, Sala Ap 10.

O doutor em sociologia Boaventura de Sousa Santos será o expositor principal da oficina realizada pela

Terra de Direitos, Ação Educativa, CPT e MST, que terá como temas

a Justiciabilidade dos Direitos Humanos e a Democratização da Justiça.

O Poder Judiciário como um espaço legítimo para as disputas em Direitos Humanos e o papel da advocacia popular brasileira para as conquistas de direitos serão os temas centrais da oficina "Justiciabilidade dos Direitos Humanos e Democratização da Justiça", organizada pelas entidades Terra de Direitos, Ação Educativa, CPT e MST. A oficina será uma das atividades da edição 2009 do Fórum Social Mundial, que neste ano acontece em Belém (PA).

O expositor principal da oficina sobre Justiciabilidade será o doutor em sociologia Boaventura de Sousa Santos, professor da Faculdade de Coimbra e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Boaventura realizou recentemente uma pesquisa sobre a advocacia popular no Brasil, partindo de experiências concretas como a da Rede Nacional de Advogados Populares (RENAP). Além dele, outros estudiosos irão compor a mesa de debate, além das organizações promotoras da atividade.

Para as organizações promotoras da oficina, é necessário se aprofundar no papel desenvolvido pela advocacia popular no Brasil, já que desde a década de 90 tornou-se perceptível um afastamento entre organizações populares e o poder judiciário. A oficina no FSM será um espaço de discussão e deverá reunir advogados populares, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

A oficina sobre Justiciabilidade dos Direitos Humanos e Democratização da Justiça acontecerá no dia 28 de janeiro (quarta-feira) , no período da tarde, na UFPA Profissional, Pavilhão Ap, Sala Ap 10.

Por Flávia Carlet - ABEDi

Nenhum comentário: