Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Novo ENEM aprovado pela ANDIFES

14/05/2009 - JORNAL O DIA (PI)

Haddad: matriz que prevê conteúdo do novo Enem é aprovada

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou em entrevista coletiva que a matriz de habilidades, que determina a forma de abordagem que será cobrada dos estudantes no novo Exame Nacional do ensino médio (Enem), foi aprovada nesta quarta-feira, por unanimidade, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

O ministro da Educação, Fernando Haddad, informou em entrevista coletiva que a matriz de habilidades, que determina a forma de abordagem que será cobrada dos estudantes no novo Exame Nacional do ensino médio (Enem), foi aprovada nesta quarta-feira, por unanimidade, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Segundo o ministro, o documento estará disponível na página eletrônica do MEC (portal.mec.gov.br) a partir desta quinta-feira à tarde."A partir desse momento se inicia um novo processo de reforma curricular do ensino médio", afirmou o ministro. Conforme Haddad, "os conteúdos continuam sendo os tradicionalmente ministrados, mas a matriz de referência servirá de paradigma para que as questões da prova sejam elaboradas".

De acordo com o ministro, ficou definido entre o MEC e os reitores que um modelo da prova será divulgado "o quanto antes para que os alunos possam se preparar". Além disso, o novo guia de orientação das questões não poderá fugir das regras que foram estabelecidas inicialmente. "Não pode ter pegadinhas", garantiu.

Por exemplo, conforme Haddad, "se um aluno compreende um fenômeno da natureza e sabe do que se trata, mas por ventura esqueceu uma fórmula geralmente decorada, ele conseguirá por outros meios chegar à resposta certa porque tem conhecimento de fenômenos subjacentes à pergunta formulada". "A ênfase deixa de ser de memorização e conhecimento enciclopédico e passa a ser de capacidade compreensiva dos fenômenos específicos, ou da história e da geografia", explicou.

Novo Enem

A proposta de unificação dos vestibulares das universidades federais com o Enem foi apresentada em março pelo ministro Fernando Haddad. O novo processo seletivo será formado por quatro provas e uma redação que devem ser aplicadas em dois dias.
A idéia é que sejam realizados testes de linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, cada um com 50 itens. O estudante deverá escolher cinco opções de cursos, que podem ser em uma mesma universidade ou em instituições federais diferentes.

FONTE: Boletim Todos pela Educação

Nenhum comentário: