Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

segunda-feira, 2 de março de 2009

1a CONSEG - Preparativos no Piauí


(por ASCOM CEEDH-PI)

Abertura da reunião
CONSEG

Destinada a expor aos profissionais de segurança pública, justiça, organizações e sociedade civil piauiense o programa de realização da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública - CONSEG é que houve a reunião aberta para os informes estaduais da CONSEG no Piauí.

Desta reunião participaram na mesa expositora dos trabalhos da Comissão Organizadora Estadual o coordenador João Marcelo Brasileiro Aguiar, o Major John Feitosa, a Delegada Hildeth Evangelista, a Profª Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes, o vereador Edson Ferreira.

As pautas foram:
  • Texto-base da CONSEG (metodologia e programa de atividades)
  • Regimento
  • Portaria
  • Eixos norteadores temáticos
  • Transversalidade entre diversos setores
  • Comissão Executiva / Trabalho
Sobre as Conferências Livres e a Conferência Estadual do Piauí

As Conferências Livres são espaços preliminares de levantamento de propostas de ação e familiarização dos temas/eixos com os públicos que a elas se achem envolvidos, representando uma primeira abordagem - sem contudo haver caráter decisório ou representativo destas para a CONSEG, mas sendo estas anteriores às etapas estaduais respectivas.

Ficou proposto que a Conferência Estadual de Segurança Pública do Piauí seja realizada entre os dias 04 a 07 de junho de 2009, sendo também proposta a realização de Conferência Municipal em Teresina (por ter um montante eleitoral superior a 200.000 pessoas, a capital piauiense atende aos pré-requisitos necessários para realização de evento próprio preparatório à CONSEG) com datas ainda a definir.

Destas Conferências adiantou-se que haverá a definição de 32 membros delegados pelo Piauí para a CONSEG, sendo 16 da sociedade civil e 16 trabalhadores da segurança pública, 1 desses da Conferência Municipal de Segurança pública de Teresina. A recomendação do caderno metodológico da CONSEG é pela existência de uma Comissão organizadora Estadual em cuja composição participam membros nos proporções de 30% oriundos do Poder Público, 30% dentre Trabalhadores das Instituições de Segurança Pública, 40% escolhidos da Sociedade Civil.

Dentre as Comissões existem: Planejamento/Infra-estrutura; Comunicação/Mídia; Metodologia/Relatoria/Sistematização; Publicização; Capacitação. Os trabalhos prosseguem com a mobilização da sociedade, inclusive contando com o valioso imcremento através da Campanha da Fraternidade lançada pela CNBB que visa tratar do tema "Fraternidade e Segurança Pública", profundamente afeita ao debate da CONSEG.

As informações completas estão no sitio eletrônico:
http://www.conseg.gov.br/

Nenhum comentário: