Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Recursos de Acessibilidade: audiodescrição, legenda e LIBRAS

Novo Conade toma posse em Brasília
13/02/2009 - 18:54

Um evento no Salão Negro do Ministério da Justiça, na quinta-feira, 12 de fevereiro, com a presença do ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), e um auditório formado por cerca de 150 pessoas, marcou mais três importantes passos na luta pela integração da pessoa com deficiência no Brasil: foi lançada uma campanha nacional pela inclusão da pessoa com deficiência, uma van totalmente adaptada para o uso deste público e tomaram posse 36 integrantes do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que exercerão mandato no biênio 2009-2001.

“Vivemos uma transição eterna entre o já conquistado e o muito para conquistar”, discursou o ministro Paulo Vannuchi na solenidade. “E hoje demos mais um pequeno passo, consistente, de uma importante caminhada histórica”, disse. Vannuchi lembrou a comemoração dos dez anos de existência do Conade, para ele, resultado de “uma importante consolidação democrática. Aos poucos, o Brasil vai aprendendo a exercer e desfrutar suas conquistas”.

Depois da posse, a SEDH lançou o filme “Iguais na Diferença – Campanha nacional pela inclusão da pessoa com deficiência”, que pela primeira vez junta numa única peça três recursos de acessibilidade: audiodescrição, legenda e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). O fio condutor da narrativa é o funk “Condição”, do cantor e compositor Lulu Santos, que dá o tom alegre à campanha. “O lema ‘Iguais na Diferença se encaixa perfeitamente na luta e trajetória das pessoas com deficiência”, disse Izabel Maior, da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde), ao apresentar a peça de propaganda. Izabel destacou a presença, no auditório, de pessoas com deficiência que participaram do filme, pioneiro ao oferecer simultaneamente os três recursos de acessibilidade – audiodescrição, Língua Brasileira de Sinais e legenda: “Conforme manda a legislação brasileira”, destacou a coordenadora.

Ao final da cerimônia, o ministro Vannuchi acompanhou a visita à van totalmente adaptada para uso de pessoas com deficiência, dotada do que há de mais moderno em tecnologia assistiva. A aquisição do veículo servirá, também, como referência para que outros ministérios, os poderes Legislativo e Judiciário, Estados e municípios adotem medidas semelhantes. A nova van facilitará os deslocamentos de pessoas com deficiência, para que a sua participação se torne ainda mais ativa contribuindo assim, para a formulação de políticas públicas voltadas para esse segmento.

Fonte: SEDH

Nenhum comentário: