Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Concurso de Direitos Humanos 2008


Certamente no ano que se passa as pessoas estiveram informadas e notaram para assuntos não tanto corriqueiros nos rincões desse Estado: a Educação em Direitos Humanos. Em diversos municípios e setores da sociedade se recebera algum informe ou debate propostos sobre questões de interesse social.

O Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí, dentro de suas possibilidades e incentivando à publicização dessa iniciativa tenta sempre fazer a sua parcela de atuação: dialogando com a sociedade civil, realizando estudos e pesquisas, sugerindo propostas, fomentando reuniões, dinâmicas coletivas e ações de interesse público-privado, mas sempre com o foco na atividade indicativa de soluções positivas aos piauienses como um todo, mormente no que tange à Educação Cidadã.

O "CONCURSO DIREITOS HUMANOS 2008" dando continuidade ao esforço conjunto entre diversas esferas de entidades (órgãos, associações, sindicatos e clubes de serviços - entre outras) ao propor a pauta no ambiente piauiense, especialmente no que se refere a Educação Popular visa esforço num primeiro contato com o tema para grande parte da população.

A Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí, a Coordenadoria dos Direitos Humanos e da Juventude, nos convidaram a participar e auxiliar nesta tarefa de ampliar o lastro de acessibilidade, o redimensionar de alcance dos direitos sociais e o educar/formar pessoas consequentes do papel humano, das nossas vocacionalidades - por vezes tão desacreditados ou sub-utilizados por cada um de nós, cidadãos que somos e precisamos sempre ser: de fato, de direito e de verdade. Sendo uma de nossas tarefas capitais nesse momento a aprendizagem compartilhada de conhecimentos construtivos e motivação de audiências edificantes ao trato adequado ao conjunto social.

Por isso, com o quinhão de compromisso aliado ao desafio de progresso com desenvolvimento crítico dos seres humanos é que divulgamos a mensagem de sensibilização mas bem mais que isso: de nossa luta permanente a favor de oportunidades outrora desperdiçadas afim da evolução de mentalidades e comportamentos, de convivência com respeito e liberdade para o sucesso.

Por sua vez o CEEDH-PI espera ir além, projetando junto com seus parceiros e colaboradores a transformação de experimentos de sucesso em políticas público-privadas efetivas, plausíveis, executáveis - e não isolada, mas colaborativamente.
Nosso trabalho, gradativamente vem galgando patamares reiterados de compreensão por parte dos participantes de nossas idéias-articulações, a verificar na própria mudança de atitude a nível global (a crise econômico-política mundial é prova cabal disso) até o local (o acúmulo de lixo artificial, a devastação da natureza e as doenças e vícios da pós-modernidade aí contidos).

Assim, um pouco de atenção é mais que necessária - é devida, por favor:
- pel@s nossos idosos(as) renegados(as);
- pel@s adultos(as) debilitados(as) ou incapacitados(as);
- pel@s preconceitualizados(as) e apartados(as);
- pel@s desaparecidos(as) ou dizimados(as);
- pel@s desassistidos(as) e assassinados(as) ;
- pel@s irregistrados(as).

Inicia-se por nós defensores de Direitos Humanos e vocês colaboradores individuais ou coletivos, continua conosco a reflexão pela ação para a habitualidade da práxis.

Para saber sobre o concurso entrar em contato com a CDHJ pelos seguintes modos:
¦endereço: Rua Paissandu, nº 2116 Teresina PI
¦telefone: (86) 3216 2055
¦e-mail: coordenacaogeral@cdhj.pi.gov.br

Nenhum comentário: