Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Ligas de Estudo e Capacitação no interior do PI

Uma iniciativa interessante resultante de parceria entre REAJU-PI e CEEDH-PI!
Em recentes finais de semana a Rede de Assessorias Jurídicas Universitárias Populares do Piauí reuniram-se, ora na casa de participantes ora na sede do Comitê, e muito avançaram em suas proposições ambos: com relação à Liga de Estudos a qual já havia se desenvolvido internamente para cada grupo/instituição de ensino superior e agora agrega esforços cooperados e complementares em rede ao projeto de Capacitação de Educação em Direitos Humanos no interior piauiense; também no que se reporta a preparação intelectual e pedagógica de todo pessoal engajado nos projetos, como é o caso do Ciclo de Debates.
Trabalharemos primeiramente em Parnaíba, enquanto outros colaboradores já trabalham em Floriano e Uruçuí. Outras cidades pré-elencadas para constar desse projeto são: Campo Maior, Castelo, Piripiri, Pedro II, Guadalupe, Picos, Corrente e Bom Jesus.
As equipes já estudam temas que abrangem os módulos: História dos Direitos Humanos, Princípios/Conceitos dos D.H., Garantias e Instrumentos - Remédios Constitucionais e Educação em Direitos Humanos.
Também, paralelamente a isto, muitos estudantes da REAJU-PI e colaboradores educadores de outros ramos do conhecimento já produzem material científico que auxilie na difusão desses saberes no meio social. A perspectiva é o lançamento do material ainda neste 1º semestre.

Nota:

Ciclo de Debates em Direitos Humanos e Diversidades - sugestão de adiamento para as datas 21/Jun sobre sexualidade e gênero e 19/07 sobre Etnia e Multiculturalismo em virtude da participação de alguns dos convidados em outros fóruns e eventos nas datas outrora aventadas, além da necessidade para organização interna do Comitê, da OAB e REAJU na realização dos eventos.

Nenhum comentário: