Como inserir os Direitos Humanos entre as Políticas Governamentais e Não-Governamentais?

Os cursos de Direito formam profissionais capazes quanto a direitos humanos?

Que tipos dentre Direitos Humanos são mais violados ?

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Ano dos idiomas e do planeta Terra na UNESCO

Semana de Ação Mundial de Educação para Todos 2008 no Brasil - Educação de Qualidade para Todos: fim da exclusão já


A Semana de Educação para Todos (EFA) será celebrada, no Brasil, no período de 22 a 29 de abril e terá como tema: Educação de Qualidade para Todos: fim da exclusão já. Este evento anual é organizado pela Campanha Global pela Educação e tem como objetivo chamar a atenção dos governos e da sociedade civil sobre os compromissos assumidos em Dacar em 2000, por ocasião do Fórum Mundial de Educação.

O Marco de Ação de Dacar estabelece seis objetivos para o alcance da Educação para Todos até 2015:
1) expandir e melhorar a educação e cuidados na primeira infância;
2) assegurar o acesso de todas as crianças em idade escolar à educação fundamental completa, gratuita e de boa qualidade;
3) ampliar as oportunidades de aprendizado dos jovens e adultos;
4) melhorar em 50% as taxas de alfabetização de adultos;
5) eliminar as disparidades entre gêneros na educação;
6) melhorar todos os aspectos da qualidade da educação.

Todos os anos, a UNESCO no Brasil apóia a Campanha Global pela Educação por meio da mobilização de seus parceiros e da organização de uma série de eventos e atividades para a Semana de Educação para Todos. Apesar dos avanços realizados em direção ao cumprimento das metas de EFA, o acesso universal à educação continua um dos grandes desafios, particularmente no que diz respeito aos grupos excluídos e à melhoria da qualidade da educação. Como ressalta o Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (Prelac), “a educação de qualidade para todos, deve ser entendida como um bem público e um direito humano fundamental que os Estados têm a obrigação de respeitar, promover e proteger, com vistas em assegurar a igualdade de oportunidades no acesso ao conhecimento por parte de toda a população”. Neste contexto, o tema deste ano – fim da exclusão já – por si só indica a necessidade de esforços redobrados, com vistas ao objetivo de não deixar nenhuma criança ou jovem sem escola de qualidade. A inclusão com qualidade constitui um dos caminhos mais seguros para a universalização da cidadania.

A Semana EFA 2008 no Brasil será marcada por vários eventos e ações. Para tanto, a UNESCO se articula com o Ministério da Educação, a Campanha Nacional pela Direito à Educação, organizações da sociedade civil, outras instâncias do governo, parlamento, mídia e entes envolvidos com a educação para fazer dessa Semana um importante momento de reflexão sobre temas fundamentais para atingir a Educação de Qualidade para Todos. Entre suas ações, está previsto o lançamento e o debate do Relatório de Monitoramento de Educação para Todos – Brasil 2008 que apresenta o quadro da situação do Brasil em relação ao cumprimento das metas de Dacar.

Semana de Ação Mundial de Educação para Todos 2008


O mundo pedirá, de 21 a 27 de abril, a universalização do ensino de qualidade em mais uma edição da Semana da Ação Mundial de Educação para Todos. Escolhido durante a III Assembléia Geral da Campanha Global de Educação, realizada em janeiro, em São Paulo, o tema “Educação de Qualidade para Todos: Fim da Exclusão Já” será a motivação da campanha que, em 2007, envolveu cinco milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, a campanha será comemorada de 22 a 29 de abril e debaterá a situação do Brasil em relação ao cumprimento das metas educacionais internacionais e as estratégias de implementação no País do Custo-Aluno Qualidade Inicial (CAQi).

Fonte: UNESCO

quarta-feira, 16 de abril de 2008

EREAJU PIAUÍ 2008 E EDH

Os Grupos de Assessoria Jurídica Universitária Popular do Piauí se preparam para um evento ainda neste segundo trimestre de 2008: o Encontro da Rede de Assessorias Jurídicas Universitárias do Piauí (EREAJU PI).
Compõem a REAJU os seguintes projetos acadêmicos: CAJUÍNA - Centro de Assessoria Jurídica popular de Teresina, pela UFPI; CORAJE - Corpo de Assessoria Jurídica Estudantil, pela UESPI; CAJUP MANDACARU - Centro de Assessoria Jurídica Popular Mandacaru, pelo CEUT; NAJUP DIREITO AO DIREITO - Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Direito ao Direito, pela NOVAFAPI; JA - Projeto Justiça e Atitude, pelo Instituto Camillo Filho; há também um grupo independente sendo formado pela FSA e outros que ainda nem tivemos contato, mas que devem estar a caminho de serem articulados em outras faculdades e instituições Piauí afora.
O objetivo desse evento é reunir, integrar, explanar e (in) formar encontristas capazes de projetar a práxis de assessoria jurídica popular das suas IES para as comunidades com as quais têm desenvolvimento de atividades educativas e dinâmicas sobre o Direito, seus instrumentos, garantias e significados sociais.
Além disso, muita gente está preparando artigos científicos sobre Educação em Direitos Humanos para uma publicação coletiva e se organizando para cursos de capacitação no interior do estado, em sua maioria egressos da capacitação de THE.

Mais detalhes? Veja aqui:

Comunidade Reaju Piauí